Caracterização da escola

A Escola nº2 de Mira-Sintra está localizada na Freguesia de Mira-Sintra, cidade de Agualva Cacém. É uma localidade de grande densidade populacional, que teve a sua génese num bairro social em 1965.

Esta escola pertence ao Agrupamento de Escolas Dom Domingos Jardo.

No ano letivo 2012/2013 conta com seis turmas e é composta por seis salas de aula. Todas as salas estão equipadas com projetor de computador e tela e têm acessibilidade para deficientes. Existe também um WC adaptado para o efeito. A escola apresenta um Centro de Recursos apetrechado com computadores com ligação à Internet, um projetor, um quadro interativo e aparelhos audiovisuais (televisão, leitores de Cd e DVD, projetor de diapositivos, episcópio). Neste espaço, existe uma biblioteca escolar. No Centro de Recursos dinamizam-se as aulas TIC, integradas na área de Apoio ao Estudo, sendo também usadas as novas tecnologias nas aulas das AEC, Música e Inglês.Também existe na escola a sala de professores e o gabinete de coordenação, devidamente equipados com computador com acesso à Internet, com fax e fotocopiadora/impressora. Existe um espaço polivalente, onde se dinamizam aulas de Atividade física, teatros, danças e outras. Aqui também funciona o refeitório. A cozinha é grande e bem equipada, cumprindo todas as regras de higiene e segurança, sendo vistoriada regularmente. Na escola existe uma pequena sala onde se dão os apoios individuais de psicologia, terapia da fala e funciona o apoio educativo e a educação especial. É aqui que também funciona o Clube de Leitura e Escrita, projeto dinamizado pela psicóloga Ana Sofia Cardoso aos alunos de 1º Ano. O pátio do recreio está devidamente vedado com rede alta. Aqui existem zonas verdes e um campo de jogos. Encontram-se, no exterior, bastantes espécies vegetais, a maioria sinalizada com os respetivos nomes. Os cinco canteiros existentes junto às salas de aula, foram aproveitados para a realização de pequenas hortas. A escola levou este ano letivo uma cobertura nova para solucionar infiltrações. Existem três portões de acesso ao recinto escolar, um grande para entrada de veículos situado no campo de jogos, um do lado poente, é o de escoamento do pessoal, em caso de emergência e o de serviço diário para entrada e saída do pessoal, tem permanentemente uma assistente operacional de serviço que controla o movimento.